Cuidado: não fuja do tema da questão!

Alguns cuidados deverão ser tomados para você chegar a um bom nível de proficiência argumentativa.

Em primeiro lugar, lembre-se sempre de que você estará investido de liberdade (em termos, desde que responda ao pedido da questão)  e autoridade de opinar sobre qualquer assunto, da maneira que melhor lhe convier e tomando o posicionamento crítico que lhe parecer o mais adequado segundo as suas convicções.

Não fugir do tema da questão é o primeiro princípio a ser observado em questões de redação de processos seletivos de qualquer nível.

Veja bem: a abordagem de uma proposta de redação pode ser comparada à superação de algum obstáculo que deva ser vencido, diante da qual não há espaço para titubeios, digressões ou tentativas de fugir à responsabilidade, pois assim você não enfrentará a dificuldade a ser vencida.

Todo cuidado deve ser tomado, então, no momento do planejamento do texto, principalmente na fase da seleção das ideias a serem aproveitadas.

Seja criterioso(a), verifique se o eixo do seu texto está indo ao encontro do que se espera de você, ou seja, se a redação está respondendo ao pedido da questão.

Sendo assim, ideias fora do objeto do texto, mesmo que brilhantes, devem ser descartadas.

Para não correr riscos, escreva no rascunho ou mentalize os seguintes tópicos antes de escrever o primeiro parágrafo:

  1. Assunto (do que trata o pedido da questão?).
  2. Delimitação do Assunto (existe alguma delimitação imposta pelo pedido da questão ou eu tenho liberdade para tal?).
  3. Tese (o que eu penso sobre esse assunto?).
  4. Argumentos (que argumentos poderão sustentar a minha tese?).

Os nossos livros permitir-lhe-ão aprofundar o estudo.

Boa leitura!

 

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!