Fragmentos que se somam e dão sentido ao todo

O estabelecimento de correlações lógicas entre as partes do texto é princípio a ser reverenciado na produção de textos dissertativo-argumentativos, pois, se não houver logicidade, a argumentação estará fatalmente comprometida.

Importante, pois, planejar com muito discernimento o relacionamento e o encadeamento das ideias.

Para tal, é importante tirar o melhor proveito dos conectores e dos sinais de pontuação, a fim de que não haja rupturas entre as partes do texto.

Fique sabendo que o corretor irá avaliar, inicialmente, no contexto de cada parágrafo, se você estabeleceu relacionamento entre as partes do fragmento (introdução, desenvolvimento e conclusão); depois, numa amplitude maior, aferirá, no sentido da profundidade do texto, o encadeamento entre os parágrafos.

Observe o seguinte fragmento:

A leitura é fundamental ao desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes, pois a sua prática, se adquirida logo na primeira infância, tem grandes chances de aguçar o senso crítico dos jovens. Em vista disso, as escolas de base devem incentivar o acesso das crianças a bibliotecas e estimular atividades lúdicas de inserção desse público infantil ao mundo literário. Sendo assim, ao término do Ensino Médio, os discentes já terão assimilado saudáveis hábitos de observação do mundo e estarão aptos a disputar vagas de acesso ao Ensino Superior.

O parágrafo acima está bem construído, uma vez que tem a sua tese muito bem destacada, logo nas primeiras linhas A leitura é fundamental ao desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes e está desenvolvido de forma coerente, já que em nenhum momento cai em contradição ou apresenta extravagâncias que comprometam o bom-senso, e coesa, graças ao emprego adequado de diferentes elos.

Releia-o e perceba a contribuição dos elos sintáticos e semânticos para a coesão do texto:

A leitura é fundamental ao desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes, pois (conector sequencial: adverte o leitor de que seguirá uma explicação da tese do parágrafo) a sua prática (conector referencial: remete o leitor à palavra leitura e evita a sua repetição), se adquirida logo na primeira infância, tem grandes chances de aguçar o senso crítico dos jovens. (conector referencial: remete o leitor à palavra estudantes e evita a sua repetição) Em vista disso, (conector recorrencial: cria no leitor a expectativa sobre possíveis relações de implicação) as escolas de base devem incentivar o acesso das crianças a bibliotecas e (conector sequencial: a conjunção aditiva indica a apresentação de nova ideia) estimular atividades lúdicas de inserção desse público infantil (conector referencial: remete o leitor à palavra crianças e evita a sua repetição) ao mundo literário. (conector referencial: remete o leitor novamente à palavra leitura e evita a sua repetição) Sendo assim, (conector recorrencial: prepara o leitor para a conclusão do parágrafo) ao término do Ensino Médio, os discentes (conector referencial: remete o leitor novamente à palavra  estudantes e evita a sua repetição) já terão assimilado saudáveis hábitos de observação do mundo(conector referencial: remete o leitor novamente à palavra leitura e evita a sua repetição) e (conector referencial por elipse: a ausência do sujeito os discentes evita a repetição dessas palavras, sem prejuízos à clareza do texto, pois são de fácil depreensão) estarão aptos a disputar vagas de acesso ao Ensino Superior.

Conselhos: procure treinar semanalmente a produção de textos argumentativos, especialmente você, concurseiro e candidato(a) ao Enem.

Não deixe também de ler trabalhos de bom nível que possam servir-lhe de modelos.

Bons estudos!

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