SPC do bem!

Ninguém gosta de cair no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), não é mesmo?

Aqui neste site, entretanto, essa sigla deve ser procurada em cada oração, pois o seu significado é outro: Sujeito – Predicado – Complementos.

Veja bem: a palavra texto, como você sabe, significa “tecido”.

Com efeito, trata-se de um suposto tecido composto de palavras que se reúnem em orações, orações que formam períodos e períodos que constituem parágrafos, os quais, perfeitamente encadeados, dão forma e sentido ao texto.

Assim acontece com quem se dispõe a escrever: não basta ter ideias – embora elas sejam o nascedouro de qualquer texto.

É preciso também saber articulá-las adequadamente de modo a produzir os melhores efeitos em cada construção frasal.

Já que o texto começa a ser costurado desde a sua origem, passando pela produção de orações, períodos e parágrafos, tidos como unidades de composição, devemos tomar cuidado com a clareza da linguagem em todos os estágios da produção textual.

E clareza se consegue com a observação da seguinte ordem de disposição dos termos da oração: Sujeito + Predicado + Complementos, um padrão de construção frasal em língua portuguesa.

Exemplo 1: Ao circo, na sexta-feira à noite, as crianças foram com os pais. 

Observe que, no exemplo acima, houve a necessidade do uso de duas vírgulas.

Exemplo 2 (a mesma oração na ordem SPC): As crianças foram ao circo com os pais na sexta-feira à noite. 

Em princípio, mantenha, pois, o padrão SPC em nome da clareza, embora nada impeça de você criar algumas inversões para impor nova dinâmica ao texto ou evidenciar determinado termo.

No âmbito do período, evitar as inversões também é boa medida em textos de concursos de até 30 linhas.

Prefira, pois, esta ordem: Oração Principal (OP) + Orações Coordenadas (OC) + Orações Subordinadas (OS).

Exemplo 3: Quando se fala de política, (OS) os jovens mostram-se céticos (OP) e desmotivados a discutir sobre questões públicas (OC).

Exemplo 4: Os jovens mostram-se céticos (OP) e desmotivados a discutir sobre questões públicas (OC) quando se fala de política (OS).

Prefira, assim, o padrão do exemplo 4: OP + OC + OS

 Agora é treinar!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!