Dê destaque à tese do seu texto

A tese é o ponto de partida do seu texto, sem a qual você não terá nada a dizer sobre determinado assunto nem motivos para argumentar, já que não haverá nenhum posicionamento a ser defendido.

A tese, portanto, é imprescindível à caracterização dos textos argumentativos.

Sendo assim, ao elaborá-la, é preciso que se avalie muito bem como expressá-la da forma mais clara e contundente possível a fim de que se possa agregar valor e dar sentido ao texto.

Em textos de até 30 linhas, posicione a tese preferencialmente logo no início do primeiro parágrafo ou imediatamente após breve contextualização.

Exemplo:

Os brasileiros estão convivendo com sérios problemas de insegurança pública nas capitais, (tese) pois o policiamento ostensivo não está mais dando conta de reprimir tantas ações delituosas (argumento 1) e, principalmente, o sentimento de impunidade tem incentivado menores de idade a praticar pequenos furtos e roubos mesmo à luz do dia. (argumento 2)

Agora é com você!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!