Temas amplos devem ser delimitados

Assuntos abrangentes admitem diferentes delimitações e várias teses que lhes correspondam.

Por conseguinte, há diversas maneiras de serem desenvolvidos.

Se a proposta de redação não lhe impuser nenhuma delimitação diante de um assunto de grande amplitude, caberá a você assumir a responsabilidade de fazê-lo.

Considere, por exemplo, um assunto bem amplo, violência, diante do qual poderá ser-lhe interessante delimitá-lo conforme a sua melhor conveniência.

Constate que, para cada delimitação, haverá uma possível diferente tese:

 

Assunto: Violência.

Possíveis delimitações

Exemplos de teses correspondentes

A violência nos campos de futebol. As torcidas organizadas deveriam ser banidas dos estádios de futebol, uma vez que têm sido responsáveis por brigas e atos de vandalismo nas arenas.
Fatores que contribuem para a violência urbana. A violência urbana advém de fatores crônicos em nosso país: má distribuição de renda, falência da família e baixo nível de escolaridade.
A violência em decorrência da sensação de impunidade. A morosidade da Justiça em aplicar penas passa a sensação de impunidade ao cidadão comum, banaliza os atos criminosos e insufla a violência.
Formas de punição. Perigoso é pensar na pena de morte como punição justa, pois a menor possibilidade do cometimento de alguma falha no processo de julgamento já inviabiliza essa sanção no Brasil.      
Divulgação da violência pela televisão. A televisão, mais do que qualquer outro veículo de massa, divulga, expõe, promove e incentiva a violência física e moral, como se ela fosse normal e inevitável.
Fator de aumento da criminalidade. Um fator que contribui para o aumento da criminalidade é o estado de miserabilidade de camadas expressivas da população.
Crimes afiançáveis e inafiançáveis. A indústria de sequestros tem provocado terror entre as classes média e alta, motivo pelo qual as autoridades devem agir com o máximo rigor diante de tais ocorrências, tratando-as como crimes inafiançáveis.
A violência contra mulheres e crianças. As mulheres e as crianças, por serem mais indefesas, são os alvos mais comuns da violência, sobre as quais os homens descarregam as suas frustrações cotidianas.
Causas da violência no trânsito. Além de o brasileiro ser o motorista mais imprudente do mundo, as nossas estradas andam muito mal conservadas. Tais fatores têm sido apontados como os principais responsáveis pela violência no trânsito.
A violência decorrente do consumo de drogas e álcool. O crack, entorpecente muito consumido por usuários de baixo poder aquisitivo, associado ao consumo de álcool, tem provocado cada vez mais violência urbana.
Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!