A tese deve ser a mais clara possível

Procure apresentar a tese (ideia-força) do seu texto dissertativo-argumentativo de forma clara, muito bem definida e inconfundível.

Dê preferência à ordem direta de apresentação dos termos da oração, sem intercalações e desembaraçada de informações que possam obscurecê-la. 

No exemplo do parágrafo abaixo, observe a falta de clareza quanto à apresentação da ideia-força do fragmento.

Veja que, antes da apresentação da tese (grifada), foram tratadas em cascata outras questões paralelas que desfocaram o parágrafo do seu objetivo.

Mau exemplo:

Ainda tem sido comum em nosso país o voto de cabresto, entendido como o controle do poder político por meio da compra de votos, principalmente no seio da população menos esclarecida e com menor poder aquisitivo, ou seja, mais carente de educação, trabalho e renda, refém de problemas que precisam ser urgentemente solucionados pelos governos em todas as esferas de responsabilidade, o que somente poderá ser resolvido se houver vontade política de nossos homens públicos, os quais, salvo raríssimas exceções, estão mais preocupados com as vantagens pessoais que o poder lhes confere do que com a prestação de serviços às comunidades que os elegem. Faz-se urgente uma reforma política que viabilize a moralização dos processos eletivos no Brasil

Bom exemplo (corrigindo o parágrafo anterior):

Faz-se urgente reforma política que viabilize a moralização dos processos eletivos no Brasil (tese) como forma de combate à submissão do poder político ao financeiro.

Agora é com você: seja claro e posicione a tese nas primeiras linhas do texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas!

Treinar, treinar e…treinar é o segredo do sucesso!

Se desejar, contrate os nossos serviços de correção de textos.

Bom trabalho!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!