A tese deve ser concisa e precisa

Tese nada mais é do que a sua opinião sobre determinado assunto.

Por exemplo, quando você afirma que “viajar amplia a nossa visão de mundo”, já emitiu uma tese a respeito do assunto “benefícios de uma viagem”.

Antes de escrever a tese do seu texto dissertativo-argumentativo, pense na melhor maneira de explicitá-la.

É sempre bom realçar que a tese é o nascedouro do seu texto argumentativo, sem a qual não haverá o que possa ser defendido.

Por isso, seja conciso e preciso ao enunciá-la.

Se você achar por bem oferecer ao leitor alguma contextualização antes da apresentação da tese, seja comedido, pois contextualizações muito longas poderão abafar o seu posicionamento sobre determinado assunto e tirar a força da argumentação.

Por exemplo, se solicitado(a) a dissertar sobre os malefícios do fumo, não há razão para tergiversar em torno do que possa ser dito concisa e precisamente: Fumar é prejudicial à saúde.

Exemplo de parágrafo dissertativo-argumentativo:

Fumar é prejudicial à saúde, (apresentação da tese) tendo em vista que (conector) desencadeia dependência física e psíquica à ingestão da fumaça do tabaco e predispõe os fumantes a padecer de cânceres, sofrer infartos e a desenvolver enfisemas pulmonares. (apresentação dos argumentos de sustentação da tese). Diante disso, principalmente os jovens devem ser orientados a respeito dos riscos a que poderão se expor. (conclusão do parágrafo)

Agora é com você! Não deixe de treinar!

Se desejar, contrate os nossos serviços de correção de texto.

 

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!