O que você lê?

Ler não significa apenas abrir um bom livro.

Mais do que isso, é compreender o que se lê e habilitar-se a inferir a respeito do que se leu.

Indo além: leia tudo que chegar às suas mãos, dando preferência, é lógico, a textos de bom nível.

Nesta fase em que você se encontra, é preferível ser generalista a especialista.

Embora você, como é natural, tenha as suas predileções de leitura, lembre-se de que mais vale saber um pouco de tudo do que tudo de pouco.

Portanto, não faça restrições a assuntos que não sejam do seu interesse imediato.

Fique em condições de opinar sobre qualquer tema, do alfinete ao foguete!

A rotina de leituras não deve limitar-se à consulta a livros.

Ler o mundo vai muito mais além: significa manter-se atento(a) a todas as circunstâncias do cotidiano no propósito de avaliar os aspectos positivos e negativos de sua comunidade e com isso buscar soluções para os problemas e melhorias para o que já possa estar a contento.

O que, por exemplo, ler da mendicância nos semáforos das ruas do seu bairro? Quais seriam as possíveis relações de implicação dessa triste realidade? Por onde começariam as soluções para esse problema social?

Esses e outros questionamentos fá-lo-ão um ser pensante responsavelmente incomodado e ávido por soluções.

Assim acontecendo, em ambientes de prova você não se surpreenderá com propostas de redação que abordem temas correlatos.

Se você desejar aprofundar os seus estudos, adquira os nossos livros Redação para Vestibulares, Concursos e Enem e Dissertação Nota Mil.

Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nos Shoppings Aldeota (livraria Acadêmica) e Avenida (loja HBM).

Bons estudos!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!