Como dissertar sobre temas polêmicos

Tema polêmico é aquele que trata de questões que costumam dividir opiniões e dificilmente geram unanimidade a seu respeito.

Sugerimos que você considere os aspectos ou argumentos favoráveis e desfavoráveis em torno do assunto para tomar um posicionamento crítico final.

Para textos de até 30 linhas de vestibulares, concursos e Enem, sugerimos o seguinte esquema para a produção de um texto dissertativo-argumentativo:

Introdução: breve contextualização (se for o caso) + apresentação da tese (o seu posicionamento crítico a respeito do assunto em tela) + plano de curso (como o texto será desenvolvido) + objetivo(s) do texto (se for o caso).

2º parágrafo: análise dos aspectos desfavoráveis (ou favoráveis) à polêmica.

3º parágrafo: análise dos aspectos favoráveis (ou desfavoráveis) à polêmica.

Conclusão: expressão inicial (facultativa) + confirmação da polêmica (se for o caso) + reafirmação do posicionamento crítico em relação à polêmica (tese do texto) + apresentação de soluções/sugestões à situação-problema da questão (se for o caso)  + apreciação final.

Dica importante:  procure esquematizar o texto de forma a aproximar  os dois últimos parágrafos de mesmo valor opinativo (ambos favoráveis ou ambos desfavoráveis ao tema em discussão), pois assim você fortalecerá o posicionamento crítico final.

Observe o texto a seguir, cujo assunto é bastante polêmico: A implantação da pena de morte no Brasil.

Admita a seguinte tese para o estudo de método: A implantação da pena de morte no Brasil é uma temeridade.

Pena capital, uma temeridade

Discute-se amiúde a implantação da pena de morte no Brasil, principalmente quando acontecem crimes hediondos. (apresentação da polêmica) Apesar da comoção e do clamor da população em tais ocasiões, é importante que se faça equilibrada análise dos aspectos favoráveis e desfavoráveis dessa possível adoção, uma vez que a mínima possibilidade do cometimento de injustiça já inviabiliza a sua prática. (apresentação da tese)

Os defensores da sua aplicação (apresentação dos aspectos favoráveis) argumentam que intimidaria os potenciais assassinos perigosos de cometerem crimes monstruosos, dos quais costumeiramente se tem notícia, e tiraria de circulação criminosos considerados irrecuperáveis, o que contribuiria para minimizar o problema da superlotação dos presídios e da violência urbana. 

Não devemos desconsiderar, porém, (apresentação dos aspectos desfavoráveis) que tirar a vida de um semelhante não é função dos agentes do Estado, por mais repugnante tenha sido o seu delito. Há registros históricos de pessoas executadas injustamente, cujas provas de sua inocência evidenciaram-se após o cumprimento da sentença, como já ocorreu nos Estados Unidos da América. Além do mais, a vigência da pena de morte não seria capaz de desencorajar a prática de crimes, pois nos países em que ela é ou foi implantada bárbaras infrações à lei não deixaram de ocorrer.

Tendo em vista as análises acima, (expressão inicial, facultativa) conclui-se pela temeridade da implantação da pena de morte no Brasil, (posicionamento crítico conclusivo) primeiramente por uma questão de princípio, pois cabe ao poder público, além de defender os direitos dos brasileiros das mais diversas formas de agressão e injustiças sociais das quais têm sido vítimas, reeducar e ressocializar criminosos, jamais eliminá-los como solução de problemas sociais. (justificativa do posicionamento crítico) Soma-se ainda ao posicionamento contrário à pena de morte no Brasil a possibilidade, mesmo que remota, de irreversíveis erros judiciais. (apreciação final)

Propostas de redação: Levante os aspectos favoráveis e desfavoráveis relativos aos assuntos polêmicos abaixo. Desenvolva as teses que lhes correspondam e disserte em até 30 linhas.

Assunto polêmico 1: A descriminalização do consumo da maconha.

TeseA descriminalização do consumo da maconha será mais eficaz do que todo o aparato de combate ao tráfico de entorpecentes no Brasil.

Assunto polêmico 2: A redução da maioridade penal.

Tese: A redução da maioridade penal para os 16 anos é a melhor solução para o combate à violência urbana no Brasil.

Agora é treinar, treinar e… treinar!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!