Sem ideias não há texto

O nascedouro de um texto dissertativo está no posicionamento crítico que o autor possa ter sobre determinado tema.

O que se deve fazer, antes de qualquer intenção de escrever sobre qualquer assunto, é buscar informações que possam nos direcionar para a tomada de algum ponto de vista.

Esse ponto de vista será o manifesto da ideia-força do texto sobre a questão em foco, que será defendida em até 30 linhas com a força dos nossos argumentos.

Você é um ser social e, como tal, deve relacionar-se com o mundo à sua volta.

Cada relacionamento representa nova experiência de vida e oportunidade de enriquecimento da sua cultura e assimilação de conhecimentos que ampliem as possibilidades de responder com acerto a qualquer proposta de redação.

Não pense que apenas salas de aula, laboratórios, bibliotecas e o seu quarto de estudo sejam ambientes nos quais você possa adquirir embasamento para dissertar sobre determinado assunto.

Esses espaços são importantes, sim, desde que estejam integrados ao seu dia a dia no contexto social em que esteja inserido(a).

Quem se faz hermético, fechado em si mesmo, estará fadado a ter dificuldades de aceitar as diferenças e os diferentes. Ainda mais, tenderá a interpretar o mundo a sua volta com vícios de raciocínio e distorções comprometedoras do bom-senso. Certamente esse não é o seu caso.

Relacionar-se, pois, é um bom começo para o fluir de ideias.

Quanto ao mais, não deixe de praticar a leitura com regularidade com vistas a ampliar a cultura geral e assimilar linguagem desenvolta.

Se desejar aprofundar os seus estudos, adquira os nossos dois campeões de vendas: REDAÇÃO PARA VESTIBULARES, CONCURSOS E ENEM e DISSERTAÇÃO NORA MIL.

Boa leitura!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *