Como escrever com clareza.

Uma boa dica para escrever bem – com clareza acima de tudo – é observar a seguinte ordem na disposição dos termos da oração: Sujeito + Verbo + Complementos.

Esse é um modelo de construção frasal que zela pela simplicidade e torna o discurso mais facilmente compreensível.

A sugestão é adotar, portanto, o padrão SVC, embora nada impeça de você criar algumas inversões para dar uma pitada de novidade ao texto.

Importante: evite a inserção de muitas informações entre o Sujeito e o Predicado.

Por quê? É fácil compreender: o distanciamento excessivo entre o Sujeito e o Predicado e a intromissão de muitas informações entre eles poderá poluir o texto e criar no leitor embaraços ao seu entendimento.

Ainda mais, criará dificuldades a você como redator, pois exigirá muito mais atenção às concordâncias a serem observadas.

Mais dois conselhos:

1º) Seja conciso, ou seja, economize palavras para emitir as suas ideias ou desenvolver os seus argumentos. Guarde isto: em redação, o menos vale mais: menos palavras para o máximo de informações!

2º) Não abuse das intercalações. Se necessário, abra novo período toda vez que mudar o foco dos seus comentários.

Dica: para aprofundar os seus estudos, adquira o nosso livro Dissertação Nota Mil.

Boa leitura!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!