Saiba como produzir uma notícia em ambiente de prova.

Embora não seja comum o aparecimento de questões que peçam a produção de notícias em vestibulares/concursos/exames, é bom conhecer a sua estrutura para não ser surpreendido(a).

Além do mais, em itens de interpretação/intelecção de textos, fragmentos na forma de notícias têm sido bastante frequentes.

Atente para as suas características mais marcantes:

  • predomínio da narração.
  • respostas a pelo menos estas perguntas:

O quê? (fato a ser noticiado)

Quem? (identificação dos personagens da notícia)

Como? (contextualização da notícia)

Quando? (localização temporal da ocorrência)

Onde? (localização espacial do fato)

Por quê? (prováveis razões do acontecido).

  • estrutura padrão:

lead (relato sucinto, normalmente como subtítulo; em textos em prosa de vestibulares/concursos/exames deve ser o primeiro parágrafo).

corpo (expansão do “lead” com o detalhamento necessário ao aprofundamento da leitura).

  • título sugestivo, também chamado de manchete (bem conciso e chamativo, com verbos normalmente no presente do indicativo).
  • predomínio da função referencial da linguagem (centralizada no contexto).
  • clareza, precisão, objetividade (preferência para a ordem direta: sujeito + predicado + complementos).

Exemplo de notícia:

Twitter passa por instabilidade e afeta usuários em diversos países

Diversos usuários em diferentes países não estão conseguindo acessar o Twitter na manhã desta terça-feira. Ainda não há informações sobre as causas e o alcance da queda.

O Twitter informou através de seu perfil de suporte técnico que “alguns usuários estão enfrentando problemas de acesso”. A rede social afirma que está trabalhando na resolução do problema, cujas causas não foram informadas.

Alguns usuários no Brasil afirmam que não estão conseguindo acessar a rede social nem pelo celular nem pelo computador. Jornais de outros países do mundo, como o Guardian, também relatam o problema.

Com a falha, a versão móvel de Twitter deixa de atualizar os conteúdos da “timeline” e a versão de computador mostra uma mensagem de erro. O serviço teria deixado de funcionar para diversos usuários do mundo minutos depois das 8h GMT (6h, em Brasília).

Post de perfil oficial do Twitter informa o problema. “Alguns usuários estão tendo problemas para acessar o Twitter. Temos consciência do assunto e estamos trabalhando para solucioná-lo”, diz a mensagem.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias, acesso em 19/1/16.

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!