Desenvolva o senso crítico!

Em questões de redação de vestibulares, concursos e Enem, leva vantagem o candidato que, ao longo de sua fase de preparação, aprimorou o senso crítico mercê da observação do mundo que o rodeia.

Seja questionador(a), não aceite a realidade dos fatos sem antes refletir e perguntar a si próprio(a) se não poderia ser diferente ou quem sabe melhor.

Lembre-se de que, em ambientes de prova, tem sido mais comum o pedido da produção de dissertações argumentativas de até 30 linhas.

Ora, a própria natureza desse tipo de texto já revela que você deverá emitir uma tese (opinião) sobre determinado assunto e sustentá-la com argumentos que tornem o texto convincente.

Ainda mais, deverá apresentar duas ou três propostas de intervenção relacionadas à situação-problema da questão.

Conclusão: se não houver ideia formada sobre o assunto solicitado nem proposta de intervenção, não haverá texto.  Exige-se, assim, senso crítico!

Procure, pois, praticar individual e rotineiramente o exercício intelectual de opinar sobre os mais relevantes assuntos nacionais e de buscar possíveis intervenções para as mais diversas situações-problema conforme cada caso.

Bons estudos!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!