Desenvolva o senso crítico

Fuja da redação rasa, cujo conteúdo não acrescenta absolutamente nada ao tema.

Seja questionador(a), não aceite a realidade dos fatos sem antes refletir e perguntar a si próprio(a) se a realidade em foco não poderia ser diferente ou quem sabe melhor.

Procure praticar individual e rotineiramente o exercício intelectual de buscar possíveis soluções para situações-problema em todos os níveis da sociedade.

Particularmente o Enem, você já sabe muito bem, valoriza a apresentação de possíveis soluções à situação-problema tratada na Questão de Redação.

Procure estar muito bem informado(a).

Para isso, tenha por rotina ler os principais meios de comunicação da atualidade, tais como jornais e revistas semanais e programas de televisão de bom nível.

Quanto ao mais, procure relacionar-se com pessoas que troquem informações com você sobre os principais fatos do cotidiano, em todos os níveis, dos locais aos internacionais.

Desenvolva, assim, o senso crítico, ou seja, adquira a capacidade de inferência diante de questões da atualidade.

Bons estudos!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!