O que se espera de você na Competência 5 do Enem

O quinto aspecto a ser avaliado no seu texto é a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado.

Assim, a sua redação, além de apresentar a tese sobre o tema, apoiada em argumentos consistentes, precisará oferecer proposta(s) de intervenção na vida social.

Ou seja, você deverá oferecer possível(is) solução(ões) para o problema tratado no enunciado e nos textos de apoio da questão.

Assim, a(s) sua(s) proposta(s) deve(m) manter vínculo direto com a tese desenvolvida e manter coerência com os argumentos utilizados.

Partindo-se de uma proposta de redação que apresente uma situação-problema, como tem sido habitual nas provas do Enem, conclui-se que toda a construção da argumentação deva ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão levantada.

A(s) solução(ões), porém, deve(m) resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, as opiniões, informações e os dados apresentados no desenvolvimento.

Ademais, embora seja muito difícil que isso ocorra, até porque muitas formas de preconceitos e/ou desrespeito aos valores humanos recebem hoje algum tipo de sanção legal, é aconselhável cautela diante de seu posicionamento a respeito de determinadas questões relacionadas a preconceito racial, social e/ou religioso, à prática de tortura ou apologia à violência de qualquer espécie ou ao consumo de drogas.

Por quê você deve ser cauteloso(a)? Porque ideias e/ou concepções retrógradas e pouco ortodoxas acerca dos temas acima vão contra as muitas conquistas sociais, políticas e culturais sedimentadas depois de décadas ou até mesmo séculos de luta por justiça social e respeito à integridade humana.

Mais um conselho: procure evitar propostas vagas, gerais. Para tal,  busque sugestões concretas, específicas e consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Antes de elaborá-la(s), procure responder às seguintes perguntas: O que é possível fazer para solucionar a situação-problema da questão? A minha proposta é oportuna, equilibrada e praticável?

O seu texto será avaliado, portanto, com base na combinação dos seguintes critérios:

a) presença de proposta x ausência de proposta.

b) proposta explícita x proposta implícita.

c) proposta com detalhamento dos meios para sua realização x proposta sem o detalhamento dos meios para sua realização.

Olho vivo!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!