O que se espera de você na Competência 2 do Enem

A compreensão da proposta de redação é o nascedouro do seu texto.

Para isso, faça atenta leitura e as necessárias releituras da coletânea e do enunciado antes de começar a pensar no planejamento do texto.

Não se esqueça de que o texto deverá ser dissertativo-argumentativo em prosa, o que significa dizer que você deve demonstrar conhecer a estrutura de textos conforme o pedido da questão, tudo consoante você já aprendeu neste capítulo.

Procure abordar o tema em profundidade. Um texto raso em conteúdo, que apenas tangencie o tema, seguramente não receberá boa nota nessa competência.

A argumentação deve ser consistente, começando por uma introdução que sirva de apresentação do seu posicionamento crítico e dos argumentos que sejam desenvolvidos a seguir, preferencialmente na ordem crescente de importância. Finalmente, na conclusão, não deixe de confirmar a tese do texto e de oferecer propostas de intervenção que possam servir de soluções para a questão tratada.

Valha-se não apenas da coletânea, mas também do seu conhecimento de mundo, das suas experiências já adquiridas com a leitura de livros, viagens, pesquisas e interações pessoais.

Siga, ainda mais, as seguintes recomendações:

  • leia com atenção a proposta da redação e os textos motivadores, para compreender bem o que esteja sendo solicitado.
  • evite ficar preso(a) às ideias desenvolvidas nos textos motivadores, porque são apresentados apenas para despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade.
  • não copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles são apresentados apenas para despertar os seus conhecimentos sobre o tema.
  • reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, tome um posicionamento crítico e levante argumentos que possam defendê-lo.
  • reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto.
  • desenvolva o tema de forma consistente, de modo que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente, o que significa que a progressão textual seja fluente e articulada com o projeto do texto.
  • lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal, ou seja, você deverá estabelecer a correspondência de um parágrafo para cada argumento selecionado.
  • examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim do texto.
  • utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo.
  • evite recorrer a reflexões previsíveis, que demonstrem pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto.
  • mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ou parcial do tema proposto.

Olho vivo!

Se você desejar aprofundar o estudo, adquira os e-books de nossa autoria, campeões de venda na Amazon: Em Fortaleza, como livros impressos, você poderá encontrá-los nas livrarias Acadêmica (Shopping Aldeota), Saraiva (Shopping Iguatemi) e loja HBM (Shopping Avenida). Agora é treinar, treinar e… treinar!